2 eventos ao vivo

Parlamento de Tuvalu elege novo primeiro-ministro

29 set 2010
08h58
atualizado às 09h05

O Parlamento de Tuvalu elegeu nesta quarta Maatia Toafa como novo primeiro-ministro deste país da Polinésia, que no último dia 16 realizou eleições legislativas, anunciou hoje a rádio estatal.

Maatia Toafa, quem já governou Tuvalu de 2004 a 2006, recebeu os votos a favor de oito do total de 15 deputados que integram o Legislativo, sucedendo Apisai Ielemia no cargo.

Segundo a Radio Tuvalu, Toafa anunciou a composição de seu Governo, no qual o ex-negociador para a mudança climática, Enele Sopoaga, desempenhará o cargo de ministro de Assuntos Exteriores e Meio Ambiente, enquanto Monise Lafai será titular da pasta de Economia e Finanças.

Ao todo, 26 candidatos disputaram as 15 cadeiras do Parlamento de Tuvalu, país formado por seis ilhas com uma extensão conjunta de 26 quilômetros quadrados e população de 13 mil habitantes.

Alguns analistas preveem que Tuvalu, cuja altitude máxima não passa dos 5 metros, seja a primeira nação a submergir em decorrência do aumento do nível do mar causado pela mudança climática.

Tuvalu é membro da Comunidade Britânica de Nações (Commonwealth), tendo a rainha Elizabeth II como chefe de Estado. Boa parte da economia do país provém de remessas de tuvaluanos que trabalham no exterior e da concessão do direito de uso de seu domínio na internet, "tv".

EFE   
publicidade