PUBLICIDADE

Mundo

Parlamento da Ucrânia dá vitória a presidente ao derrubar imunidade parlamentar

3 set 2019 - 14h54
Compartilhar
Exibir comentários

Os parlamentares da Ucrânia se privaram de imunidade contra processos nesta terça-feira, cumprindo uma promessa anticorrupção de campanha do presidente reformista Volodymyr Zelenskiy.

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, no Parlamento do país, em Kiev
03/09/2019 Mikhail Palinchak/Serviço de Imprensa de Petro Poroshenko/Divulgação via REUTERS
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, no Parlamento do país, em Kiev 03/09/2019 Mikhail Palinchak/Serviço de Imprensa de Petro Poroshenko/Divulgação via REUTERS
Foto: Reuters

Ex-comediante sem experiência política anterior, Zelenskiy conquistou a Presidência com grande vantagem em abril, capitalizando a revolta do eleitorado com a corrupção e o nível de vida baixo.

Antes, os parlamentares só podiam perder a imunidade em votações de casos individuais no Parlamento. Mas a nova medida foi aprovada facilmente com 373 votos do Parlamento de 450 cadeiras, onde Zelenskiy conquistou uma maioria em uma eleição antecipada em julho.

"Prometemos remover a imunidade, prometemos que não haveria pessoas com um status especial na Ucrânia", disse Alexander Dubinsky, parlamentar do partido Servidor do Povo, de Zelenskiy.

"É nossa tarefa votar a favor desta lei e colocar as pessoas de fora deste salão em termos iguais aos das pessoas neste salão."

Antes da votação, o presidente havia dito que era hora de relegar a imunidade parlamentar "à lata de lixo da história", argumentando que 90% dos ucranianos assim desejavam.

Mas oponentes disseram que retirar tal proteção dos parlamentares os deixa vulneráveis a processos com motivação política.

A lei, que sinaliza o comprometimento de Zelenskiy com a adoção de reformas, entra em vigor no início do próximo ano.

Seu partido é o primeiro da história independente da Ucrânia a controlar sua própria maioria. Em julho, Zelenskiy convocou uma eleição legislativa para dar o controle do Parlamento à sua sigla e formar um novo governo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade