Parlamento da Ucrânia aprova Andriy Sybiha como novo chanceler
Zelensky fez reforma ministerial em meio a impasse na guerra
O Parlamento da Ucrânia aprovou nesta quinta-feira (5) a nomeação de Andriy Sybiha como novo ministro das Relações Exteriores, em substituição a Dmytro Kuleba, que ocupava o cargo desde 2020 e renunciou na última quarta (4), em meio a uma ampla reforma ministerial.
Sybiha foi indicado pelo presidente Volodymyr Zelensky, de quem era vice-chefe de gabinete.
Nascido em Zboriv, na Ucrânia ocidental, o novo chanceler tem 49 anos e se formou em jurisprudência e relações internacionais na Universidade Ivan Franko, em Lviv.
Sua carreira diplomática começou como vice-secretário do Ministério das Relações Exteriores, no fim dos anos 1990. Desde então, exerceu diversas funções na pasta e nas embaixadas de Kiev na Polônia e na Turquia.
Como chanceler, Sybiha terá o desafio de tentar reforçar a rede de apoio internacional à Ucrânia na guerra contra a Rússia, que já dura mais de dois anos e meio.
Na última terça (3), diversos membros do Executivo já haviam renunciado, incluindo os ministros da Justiça, Denys Maliuska, das Indústrias Estratégicas, Oleksandr Kamyshin, e da Proteção Ambiental, Ruslan Strilets.
"Precisamos de uma nova energia", afirmou Zelensky. .