PUBLICIDADE

Mundo

Parlamento da Áustria votará moção contra chanceler

País vive crise política envolvendo sigla de extrema direita

21 mai 2019 - 14h59
(atualizado às 16h20)
Compartilhar
Exibir comentários

O Parlamento da Áustria votará na próxima segunda-feira (27) uma moção de desconfiança contra o chanceler conservador Sebastian Kurz, que perdeu sua maioria após romper com a legenda de extrema direita Partido da Liberdade (FPÖ).

Sem a extrema direita, Sebastian Kurz não tem maioria no Parlamento
Sem a extrema direita, Sebastian Kurz não tem maioria no Parlamento
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A moção foi apresentada pela sigla de extrema esquerda Agora e é mais um capítulo da crise que abala uma das democracias mais estáveis da Europa. A turbulência começou com a revelação de um vídeo que mostra o agora ex-vice-chanceler Heinz-Christian Strache, do FPÖ, negociando contribuições ilícitas para o partido com a suposta sobrinha de um oligarca russo.

A gravação, no entanto, era uma armadilha para Strache, que foi forçado a renunciar. Na sequência, Kurz demitiu o ministro do Interior Herbert Kickl, também do FPÖ, para garantir isenção nas investigações, e o partido anunciou que votará pela queda do chanceler.

O próprio Kurz, no entanto, já havia rompido a aliança e pedido para o presidente Alexander Van der Bellen convocar eleições antecipadas, que devem acontecer em setembro. O chanceler apresentará uma lista de ministros "técnicos" para o período de transição.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade