PUBLICIDADE

Mundo

Parlamento catalão indica Puigdemont como candidato a presidente do governo local

22 jan 2018 - 11h47
(atualizado às 11h59)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Parlamento catalão, Roger Torrent, anunciou nesta segunda-feira que o ex-presidente da Catalunha Carles Puigdemont será candidato a retornar ao cargo.

Ex-líder da Catalunha Carles Puigdemont durante reunião com seu partido em Bruxelas, na Bélgica 12/01/2018 REUTERS/Francois Lenoir
Ex-líder da Catalunha Carles Puigdemont durante reunião com seu partido em Bruxelas, na Bélgica 12/01/2018 REUTERS/Francois Lenoir
Foto: Reuters

"Pude constatar que ele é quem mais pode conseguir apoio, irei propor o sr. Carles Puigdemont como candidato à Presidência (da Catalunha)", disse Torrent em declaração na qual convocou diálogos com o premiê espanhol, Mariano Rajoy, para devolver a Catalunha à normalidade e acabar com a situação "anômala" vivida pela região.

"Propus em uma carta a Rajoy que possamos analisar e dialogar sobre a situação anômala do Parlamento, na qual alguns deputados possuem seus direitos alterados", disse em relação aos deputados eleitos que se encontram em prisão preventiva ou no exterior para evitar prisão.

Torrent, que defendeu a "legitimidade" da candidatura de Puigdemont, disse que é preciso explorar todas as opções políticas para que Puigdemont volte à Presidência da Catalunha, por conta das advertências que pesam sobre uma suposta posse à distância.

Para que Puigdemont seja empossado no exterior --como pretende fazer para evitar a prisão por acusação de sedição e rebelião-- o Parlamento catalão teria que reinterpretar um regulamento cujos letrados interpretam não permitir posse por videoconferência.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade