PUBLICIDADE

Mundo

Parlamento britânico rejeita propostas alternativas para o Brexit

Pela 2ª vez, nenhuma sugestão apresentada pelos parlamentares britânicos para a saída do país da União Europeia obteve o apoio da maioria

1 abr 2019 - 18h54
(atualizado às 19h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O Parlamento britânico rejeitou todas as alternativas para o Brexit submetidas nesta segunda-feira à votação.

A Câmara dos Comuns se manifestou sobre quatro propostas para resolver o impasse quanto à saída do Reino Unido da União Europeia (UE), entre elas uma união aduaneira e um acordo semelhante ao da Noruega, em que o Reino Unido permaneceria no mercado comum europeu. Nenhuma delas obteve maioria.

Acordo negociado pela premiê Theresa May enfrenta ampla resistência no Parlamento britânico
Acordo negociado pela premiê Theresa May enfrenta ampla resistência no Parlamento britânico
Foto: EPA / BBC News Brasil

O plano negociado pela primeira-ministra, Theresa May, com a UE já foi rejeitado em duas votações por ampla margem no Parlamento.

O resultado das votações desta segunda não seria juridicamente vinculante, ou seja, o governo não seria obrigado a cumprir as propostas caso elas fossem aprovadas.

O governo também não conseguiu o apoio da maioria dos parlamentares sobre o acordo para a saída do país do bloco, sem colocar em votação uma declaração política sobre as relações futuras entre o Reino Unido e a UE.

May tem agora até 12 de abril para fazer com que a UE aprove uma nova extensão do prazo para o Brexit ou decidir deixar o bloco sem um acordo.

O conservador Nick Boles anunciou sua saída do partido após ter sua proposta rejeitada
O conservador Nick Boles anunciou sua saída do partido após ter sua proposta rejeitada
Foto: Reuters / BBC News Brasil

Cenário incerto

Após ter sua proposta de que o Reino Unido permanecesse no mercado comum europeu rejeitada, o parlamentar Nick Boles anunciou que sairá do Partido Conservador. "Fiz tudo que podia para que fossem feitas concessões para se chegar a um acordo", disse ele.

O secretário do governo para o Brexit, Stephen Barclay, disse que a "única opção" que resta é buscar uma forma de se chegar a um acordo sobre a saída da UE.

"O governo continua a acreditar que este é o melhor caminho a ser seguido e que é melhor fazer isso o quanto antes", disse ele.

"Se a Câmara aprovar um acordo nesta semana, pode ainda ser possível evitar a realização de eleições para o Parlamento europeu (no Reino Unido)."

O líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbin, disse ser "decepcionante" que nenhuma das quatro propostas tenha obtido maioria, mas fez questão de lembrar os parlamentares que o acordo de May já havia sido "amplamente rejeitado".

"Se a premiê teve três chances de aprovar seu acordo, sugiro à Câmara que haja a oportunidade de avaliar de novo as opções que temos diante de nós (...) para que a Câmara possa ter sucesso onde a premiê falhou - em propor uma relação econômica crível com a Europa que nos impeça de deixar a UE sem um acordo."

Veja também:

De trajes espaciais a celulares, como o mundo é desenhado para homens:

 

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade