PUBLICIDADE

Mundo

Parlamentares escoceses saem de Parlamento britânico durante disputa sobre Brexit

13 jun 2018 - 14h42
Compartilhar
Exibir comentários

Parlamentares do Partido Nacional Escocês (SNP) saíram do Parlamento britânico nesta quarta-feira para protestar o que descrevem como a voz da Escócia sendo ignorada em relação ao Brexit.

Ian Blackford discursa em conferência do Partido Nacional Escocês em Aberdeen
08/06/2018 REUTERS/Russell Cheyne
Ian Blackford discursa em conferência do Partido Nacional Escocês em Aberdeen 08/06/2018 REUTERS/Russell Cheyne
Foto: Reuters

O parlamentar Ian Blackford, no SNP, foi expulso da Câmara pelo presidente do Parlamento porque se recusou a sentar após exigir um novo debate sobre a Escócia e o Brexit. Opositores disseram que a atitude foi planejada com antecedência, acontecendo durante as perguntas da primeira-ministra, o momento mais importante da semana parlamentar.

Blackford foi acompanhado pelos outros 35 parlamentares do partido. Depois, ele disse à emissora BBC que o governo está passando por cima da Escócia para conseguir legislações necessárias para garantir um quadro legal ao Reino Unido após a saída da União Europeia.

"Não vamos nos iludir --isso é uma crise constitucional", disse.

O SNP diz que agora irá tentar desenvolver um novo acordo de compartilhamento de poder para a Escócia, disse à Reuters o ministro para o Brexit Michael Russell. O complexo esforço deve complicar a agenda da primeira-ministra britânica, Theresa May, enquanto tenta negociar o Brexit.

Divergências sobre o Brexit têm desgastado as relações entre as quatro nações do Reino Unido. Escócia e Irlanda do Norte votaram para permanecer na União Europeia no referendo de 2016, enquanto o País de Gales e a Inglaterra escolheram deixar o bloco.

Na terça-feira, parlamentares britânicos aprovaram a imposição de legislação do Brexit que inclui medidas que afetam a Escócia em áreas como agricultura e pesca. Entretanto, o Parlamento escocês havia rejeitado essas mesmas medidas no mês passado com o apoio de todos os partidos, com exceção dos conservadores escoceses.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade