PUBLICIDADE

Mundo

Parlamentar dos EUA é investigado por acusação de assédio e outro congressista nega acusações

15 dez 2017 - 21h03
Compartilhar
Exibir comentários

O Comitê de Ética da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos informou nesta sexta-feira que iniciou uma investigação sobre relatos públicos de que o democrata Ruben Kihuen cometeu assédio sexual, e um segundo parlamentar negou acusações de uma ex-assessora de conduta sexual imprópria.

O painel de ética informou que anunciar a investigação não é um sinal de que o comitê já havia determinado que o deputado de Nevada violou quaisquer regras.

    "Como eu disse anteriormente, eu pretendo cooperar totalmente, e eu saúdo uma oportunidade de limpar meu nome", disse Kihuen em comunicado enviado à Reuters.

    O site de notícias Buzzfeed relatou que Kihuen, atualmente terminando seu primeiro ano no Congresso, assediou uma integrante de sua equipe na campanha política de 2016, e na quinta-feira houve diversos relatos sobre avanços indesejados. A Reuters não confirmou de forma independente os relatos.

Parlamentares de ambos partidos políticos dos EUA se envolveram recentemente em acusações de condutas sexuais impróprias, fazendo com que o comitê iniciasse uma investigação neste mês de todos os membros da Câmara e suas equipes.

    Nesta sexta-feira, um segundo congressista democrata, Bobby Scott, da Virgínia, foi acusado pela ex-assessora legislativa Macherie Reese Everton de tocar sua perna e costas sem permissão em 2013 e oferecer para avançar sua carreira em troca de sexo e disse que foi demitida injustamente de seu cargo.

Scott, que serviu 25 anos no Congresso, rejeitou as acusações de Everton e disse que nunca assediou ninguém sexualmente.

    "Eu absolutamente nego esta acusação de conduta imprópria", disse em comunicado. "Estou confiante de que esta acusação falsa será vista como o que é quando os fatos forem revisados adequadamente".

A Reuters não verificou as queixas de forma independente.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade