PUBLICIDADE

Mundo

Para Zelenskiy, ucranianos comuns resistindo à invasão da Rússia são exemplos de vida

22 jun 2022 - 16h19
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse nesta quarta-feira que seus exemplos de vida são os ucranianos comuns que estão resistindo às forças invasoras russas, e comparou a Rússia ao vilão fictício Lord Voldemort, da série de livros "Harry Potter". 

Zelenskiy, usando uniforme militar, respondeu perguntas de estudantes da Escola Munk de Assuntos Globais e Políticas Públicas, da Universidade de Toronto, por videoconferência.

Perguntado por um estudante sobre quem eram seus exemplos a serem seguidos, Zelenskiy disse: "O povo da Ucrânia... e há muitos deles". 

"Um fazendeiro ucraniano comum que levou seu trator e fechou uma estrada para os tanques russos, uma mulher comum que tenha saído e impedido o avanço de veículos blindados com suas próprias mãos... Essas são as pessoas que eu admiro", disse ele com um intérprete. 

O estudante apontou que Zelenskiy já foi comparado por seus apoiadores com o líder britânico da Segunda Guerra Mundial Winston Churchill e com Harry Potter, o menino bruxo da ficção que no final derrota seu arqui-inimigo, Lord Voldemort.

"Obrigado por essas comparações gentis. Harry Potter é melhor que Voldemort, e sabemos quem Voldemort é nessa guerra, e quem é Harry Potter, então sabemos como a guerra irá terminar", disse Zelensky sorrindo. 

Zelenskiy, 44, um ex-comediante que já interpretou um presidente fictício em uma popular série de TV antes de entrar para a política, atraiu a admiração internacional por se recusar a deixar a Ucrânia durante a guerra, e por convocar os ucranianos a resistirem contra a invasão. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade