PUBLICIDADE

Mundo

Para Bank of England, risco de Brexit sem acordo é 'alto'

Entidade teme que país deixe a União Europeia sem entendimento

3 ago 2018 - 14h54
Compartilhar
Exibir comentários

O governador do Bank of England, Mark Carney, disse nesta sexta-feira (3) que o risco de o Reino Unido deixar a União Europeia (UE) sem nenhum acordo é "incomodamente alto". A declaração foi dada em entrevista à rede de TV britânica "BBC".

    Para Carney, o Brexit sem um entendimento criaria obstáculos ao comércio e aumento dos preços, o que, para ele, seria "altamente indesejável".

    O ministro das Relações Exteriores britânico Jeremy Hunt, em entrevista ao jornal francês "Le Figaro", também comentou o assunto, afirmando que uma saída sem acordo seria um "erro estratégico". Após as declarações, a libra esterlina sofreu uma desvalorização de 0,2%, cotada a RS$ 4,83.

    A primeira-ministra britânica, Theresa May, está em Fort de Bregancon, no sul da França, onde participará de um jantar com o presidente francês, Emmanuel Macron, em que buscará o apoio do líder do país vizinho nas negociações do Brexit. Se houver acordo com a União Europeia, o Brexit entrará em vigor em 29 de março de 2019, mas com um período de transição até 31 de dezembro de 2020. Por outro lado, se não houver concordância, a ruptura será total e imediata a partir do próximo dia 30 de março. O plebiscito que decidiu pela saída do Reino Unido da UE foi realizado em junho de 2016, com 52% dos eleitores votando a favor da ruptura e 48% contra.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade