PUBLICIDADE

Mundo

Papa retorna ao Vaticano após passar por exames em hospital

6 jun 2023 - 11h38
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco foi ao hospital Gemelli, em Roma, para um breve check-up nesta terça-feira e voltou ao Vaticano, informou a assessoria de imprensa da Santa Sé em comunicado.

A visita para realizar "alguns exames clínicos" ocorreu pela manhã e o papa retornou ao Vaticano antes do meio-dia, segundo o comunicado, que não tinha mais detalhes.

Francisco, que tem 86 anos e sofreu algumas doenças nos últimos anos, passou cinco dias no mesmo hospital no final de março com uma infecção pulmonar e no mês passado não participou de audiências em um dia devido a uma febre.

A mídia italiana informou que o papa passou cerca de 40 minutos em um departamento do Gemelli especializado no tratamento de pacientes idosos, chegando às 10h40 no horário local, antes de ser levado por volta das 11h20.

O papa, que comemorou o 10º aniversário de seu pontificado em março, costuma usar uma cadeira de rodas ou uma bengala para andar por causa de dores persistentes no joelho.

Em julho de 2021, ele teve parte de seu cólon removido em uma operação destinada a tratar uma diverticulite, doença intestinal potencialmente dolorosa. Ele disse neste ano que a condição havia retornado.

O pontífice também perdeu parte de um pulmão, que foi removido quando ele era jovem em seu país natal, a Argentina.

Apesar dos problemas de saúde, Francisco mantém uma agenda carregada. O Vaticano anunciou no sábado planos para que ele visite a Mongólia de 31 de agosto a 4 de setembro.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade