PUBLICIDADE

Mundo

Papa reconhece virtudes heroicas de 'pai' da União Europeia

Robert Schuman passou a ser elegível para canonização

19 jun 2021 - 09h26
(atualizado às 09h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco autorizou a Congregação para as Causas dos Santos a promulgar o decreto que reconhece as "virtudes heroicas" do ex-primeiro-ministro da França Robert Schuman, considerado o pai fundador da União Europeia.

Robert Schuman, um dos principais estadistas europeus do século 20
Robert Schuman, um dos principais estadistas europeus do século 20
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O reconhecimento das "virtudes heroicas" pelo Vaticano comprova os requisitos de vida necessários para o início formal dos processos de beatificação e canonização. Até então considerado "servo de Deus", Schuman passa a ser "venerável".

Para se tornar beato e santo, no entanto, é necessária a comprovação de milagres. Nascido em Luxemburgo em 29 de junho de 1886, Schuman foi primeiro-ministro da França entre novembro de 1947 e julho de 1948 e entre os dias 5 e 11 de setembro de 1948.

Em 1950, com a "Declaração Schuman", propôs que as produções de carvão e aço de França e Alemanha, inimigas nas duas guerras mundiais do século 20, fossem colocadas sob uma autoridade comum, cogitando a participação de outros países.

O projeto levou à criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, embrião da União Europeia. Schuman também foi presidente da Assembleia Parlamentar Europeia, que daria origem ao Parlamento Europeu, entre março de 1958 e março de 1960.

Católico fervoroso, ele morreria em 4 de setembro de 1963, aos 77 anos, em Scy-Chazelles, na França.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade