0

Papa pede compromisso global para apagar incêndios na Amazônia

25 ago 2019
12h20
  • separator
  • 0
  • comentários

O papa Francisco pediu neste domingo um compromisso global para apagar os incêndios na Amazônia, dizendo que a área é essencial para a saúde do planeta.

Boca do Acre, Amazonas, Brasil 24/08/2019. REUTERS/Bruno Kelly
Boca do Acre, Amazonas, Brasil 24/08/2019. REUTERS/Bruno Kelly
Foto: Reuters

"Estamos todos preocupados com os vastos incêndios que se desenvolveram na Amazônia. Vamos orar para que, com o compromisso de todos, possam ser apagados em breve. Esse pulmão de florestas é vital para o nosso planeta", disse ele a milhares de pessoas na Praça de São Pedro.

Seis estados da Amazônia brasileira já solicitaram ajuda militar para combater incêndios recordes que estão destruindo a floresta tropical, provocando protestos internacionais devido ao papel central da Amazônia no combate ao aquecimento global.

O Brasil é o maior país católico do mundo.

Francisco, que escreveu um documento importante conhecido como encíclica em 2015 sobre a proteção do meio ambiente contra o aquecimento global, costuma defender os direitos dos povos nativos da região amazônica de manter suas terras e proteger suas culturas. Ele também pediu uma redução progressiva no uso de combustíveis fósseis.

Os incêndios coincidiram com a cúpula do G7 deste fim de semana, onde o anfitrião, o presidente francês Emmanuel Macron, disse que a Amazônia precisa de uma melhor gestão para acabar com o "ecocídio" que está ocorrendo na floresta tropical e quer que os líderes mundiais discutam a emergência.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade