PUBLICIDADE

Mundo

Papa nomeia bispo para diocese nos EUA após caso de abuso

Mark E. Brennan ocupará cargo de Michael Bransfield na Virgínia

23 jul 2019 - 11h49
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco nomeou nesta terça-feira (23) o religioso norte-americano Mark E.

Papa nomeia bispo para diocese nos EUA após caso de abuso
Papa nomeia bispo para diocese nos EUA após caso de abuso
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    Brennan como o novo bispo da diocese de Wheeling-Charleston, na Virgínia Ocidental, Estados Unidos. Brennan ocupará o posto vago desde a renúncia do ex-bispo Michael Bransfield, acusado de abuso sexual e corrupção econômica, que foi acatada pelo Pontífice em 13 de setembro de 2018.

    Bransfield é acusado de ter assediado sexualmente e coagido seminaristas, padres e outros adultos enquanto ele era bispo de Wheeling-Charleston. Ele ainda é acusado de ter dado grandes quantias de dinheiro e presentes a altos líderes da Igreja, usando fundos da diocese.

    No último domingo (21), o Vaticano proibiu o bispo norte-americano de participar de toda liturgia pública, segundo informou o portal Vatican News. O monsenhor também não poderá mais morar em seu antiga diocese, nem acompanhar celebrações, independentemente do local. Além disso, precisará pedir desculpas publicamente. A decisão demonstra que "o Papa Francisco continua com sua linha de firmeza com o episcopado americano", relatou o portal da Santa Sé, citando uma nota da Nunciatura Apostólica dos Estados Unidos. Nos últimos anos, a Igreja Católica enfrentou escândalos de pedofilia e abuso sexual em vários países, como o Chile e a Austrália, onde religiosos de alto escalão chegaram até a ser condenados. Francisco, por sua vez, prometeu reforçar as leis, criar novas diretrizes dentro da cúria e fazer com que nenhuma denúncia seja ignorada. Inclusive, um decreto foi aprovado para tornar obrigatório o clero denunciar suspeitas de agressões, dois meses depois de uma cúpula sobre abuso sexual, a qual reuniu os chefes das conferências episcopais do mundo inteiro no Vaticano.

    Abalada pelos casos, a igreja dos EUA também anunciou novas medidas para reforçar seu sistema de alerta sobre os abusos. A Diocese de Wheeling-Charleston recebe cerca de 75 mil católicos e conta com 95 paróquias e 34 pequenas missões e capelas em todo o Estado da Virgínia Ocidental.

    O novo bispo nasceu em 6 de fevereiro de 1947 em Boston. Ele recebeu a ordenação sacerdotal em 15 de maio de 1976 e ficou encarregado da Arquidiocese de Washington, onde serviu como vigário paroquial de Nossa Senhora da Misericórdia em Potomac (1976-1981), São Pio X em Bowie (1981-1985) e São Bartolomeu em Bethesda (1986-1988).

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade