PUBLICIDADE

Mundo

Papa ligou para mãe de Vincent Lambert antes de sua morte

Francês faleceu após mais de 10 anos em estado vegetativo

19 jul 2019 - 17h51
(atualizado às 18h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco conversou por telefone com a mãe de Vincent Lambert, francês que morreu após passar mais de 10 anos em estado vegetativo, pouco antes do falecimento.

Cristãos fazem vigília por Vincent Lambert em Paris, em 10 de julho
Cristãos fazem vigília por Vincent Lambert em Paris, em 10 de julho
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A informação foi confirmada nesta sexta-feira (19) pelo diretor interino da Sala de Imprensa do Vaticano, Alessandro Gisotti. Segundo ele, o telefonema foi feito em 11 de julho, dia da morte de Lambert, para o Papa expressar "proximidade" à família.

Vítima de um acidente de trânsito em 2008, o francês era tetraplégico e era mantido vivo por aparelhos que garantiam sua nutrição e hidratação. Após uma longa batalha judicial, a esposa de Lambert, Rachel, teve autorização para pedir o desligamento das máquinas, apesar da contrariedade dos pais, católicos fervorosos.

Os aparelhos foram desconectados em 2 de julho, e o francês morreria nove dias depois. Seu caso se tornou símbolo do debate sobre o direito a uma morte digna na França, onde a eutanásia é ilegal, mas não a suspensão de tratamentos paliativos.

Ao longo dos últimos meses, o papa Francisco fez diversos apelos em defesa da vida. Em muitas vezes, suas declarações não citavam Lambert nominalmente, mas coincidiam com reviravoltas judiciais envolvendo o caso.

Em 10 de julho, um dia antes da morte do francês, as contas do Pontífice no Twitter pediram orações pelos "doentes que são abandonados e deixados para morrer".

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade