PUBLICIDADE

Mundo

Papa Francisco inicia turnê asiática com visita à Tailândia

20 nov 2019 - 10h42
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco chegou à Tailândia nesta quarta-feira para se reunir com sua minoria católica pequena, mas devota, durante uma turnê asiática de sete dias que incluirá um reencontro familiar em Bancoc e uma mensagem antinuclear para o Japão.

Esperando um vislumbre do pontífice, muitos católicos empolgados se reuniram ao redor da embaixada do Vaticano em Bancoc e do Hospital São Luis para tirar selfies.

"Uma vez na vida, quero vê-lo e poder receber uma oração dele", disse Orawan Thongjamroon, de 60 anos, diante da embaixada do Vaticano, onde aguardava a comitiva papal desde o início da manhã.

Os católicos são uma minoria pequena na Tailândia primordialmente budista, representando menos de 2% da população.

O avião do papa pousou nos arredores da capital perto do meio-dia, e ele recebeu as boas-vindas de líderes da Igreja no aeroporto com direito a tapete vermelho. Sua visita coincide com o 350º aniversário da primeira missão papal em Siam, o antigo nome da Tailândia.

Entre os que o receberam estava sua prima e amiga de infância na Argentina, a freira Ana Rosa Sivori, de 77 anos, que trabalha em escolas tailandesas há mais de 50 anos e será a tradutora pessoal do líder religioso no país.

A dupla, cujos avôs eram irmãos, estava radiante ao atravessar a pista em meio a uma multidão de clérigos, crianças e autoridades de governo rumo à comitiva que os esperava.

"Queridos amigos da Tailândia e do Japão, antes de nos encontrarmos, vamos orar juntos para que estes dias possam ser ricos de graça e alegria", disse uma mensagem publicada na conta oficial de Twitter do pontífice antes de ele partir do Vaticano.

Na Igreja de São Luis, em Bancoc, uma católica tailandesa mostrou com orgulho fotos suas e do papa Francisco que tirou durante uma visita ao Vaticano com o marido.

"Nunca pensei que teria outra chance de vê-lo", disse Nuchnaree Praresri, de 49 anos.

Francisco inicia sua programação oficial na quinta-feira, quando deve se encontrar com o rei Maha Vajiralongkorn e com o patriarca budista supremo antes de rezar uma missa no Estádio Nacional.

Ele rezará outra missa na Catedral da Assunção de Bancoc, e no sábado partirá para o Japão, onde visitará os marcos zero nucleares de Hiroshima e Nagasaki.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade