PUBLICIDADE

Mundo

Papa Francisco faz apelo por fim de conflito na Etiópia

Confrontos no país já deixou mais de 600 mortos

27 nov 2020 - 16h02
(atualizado às 17h44)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco fez um apelo nesta sexta-feira(27) para o fim do conflito entre o governo federal da Etiópia e o estado regional de Tigray, no norte do país, que já deixou mais de 600 mortos e provocou a fuga de milhares.

Confrontos no país já deixou mais de 600 mortos
Confrontos no país já deixou mais de 600 mortos
Foto: EPA / Ansa - Brasil

"O Santo Padre acompanha a notícia vinda da Etiópia, onde há várias semanas se desenrola um confronto militar que atinge a região de Tigray e arredores. Por causa da violência, centenas de civis morreram e dezenas de milhares de pessoas são forçadas a fugir de suas casas para o Sudão", lembrou o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni.

Segundo o assessor da sala de imprensa da Santa Sé, "os confrontos, que se intensificaram dia a dia, já estão causando uma grave situação humanitária".

Desta forma, o Pontífice fez um apelo para todos os fiéis rezarem pela Etiópia e para todas as partes envolvidas no conflito encerrarem a violência, na tentativa de proteger a vida, especialmente dos civis, e para as populações encontrarem a paz.

No comunicado, Bruni também recordou que o Papa referiu-se ao caos na região no último dia 8 de novembro, durante o ângelus, rejeitando "a tentação do confronto armado" e pedindo orações, o respeito fraterno, o diálogo e a solução pacífica das discórdias".

Ontem (26), o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, chegou a informar que o Exército do país irá lançar o "ataque final" da operação de guerra contra os rebeldes de Tigray.

O confronto já se arrasta por semanas, tendo em vista que os rebeldes são contrários ao acordo de paz firmado com a Eritréia e também protestam contra o adiamento das eleições gerais por conta da pandemia do novo coronavírus.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade