PUBLICIDADE

Mundo

Papa doa 150 mil euros a vítimas de ciclone na África

Fenômeno natural atingiu Moçambique, Zimbábue e Malauí

22 mar 2019 - 11h44
(atualizado às 12h08)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco doou 150 mil euros para ajudar as populações atingidas pelo ciclone Idai, que matou mais de 550 pessoas em Moçambique, Zimbábue e Malauí, no sul da África.

Campo de desabrigados pelo ciclone Idai em Chimoio, Moçambique
Campo de desabrigados pelo ciclone Idai em Chimoio, Moçambique
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O dinheiro será distribuído igualmente entre os três países, como uma "imediata expressão do sentimento de proximidade espiritual e paterno encorajamento por parte do Santo Padre em relação às pessoas atingidas", de acordo com comunicado do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

A nota faz referência ao risco de epidemias e às dificuldades das equipes de resgate para chegarem a áreas inundadas. Até o momento, o ciclone já fez pelo menos 259 vítimas no Zimbábue, 242 em Moçambique e 56 no Malauí. O balanço, no entanto, deve se agravar, especialmente em Moçambique, onde muitas zonas seguem inundadas.

A Cruz Vermelha acredita que o número de mortos pelo fenômeno natural possa passar de mil. "A situação é simplesmente horrenda, não há outra maneira de descrevê-la", disse Elhadj As Sy, secretário-geral da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade