PUBLICIDADE

Mundo

Papa doa 100 mil euros para combater crise alimentar na Zâmbia

Em julho, Francisco já havia enviado ventiladores e máscaras

14 ago 2020 - 16h31
(atualizado às 17h37)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco doou 100 mil euros à Igreja da Zâmbia para ajudar a população "com deficiência nutricional e com falta de alimentos", informou nesta sexta-feira (14) o Vatican News, portal de notícias do Vaticano.

Em julho, Francisco já havia enviado ventiladores e máscaras
Em julho, Francisco já havia enviado ventiladores e máscaras
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Segundo a publicação, o Pontífice atendeu o pedido do bispo de Chipata e presidente da Conferência dos Bispos Católicos de Zâmbia (ZCCB), dom George Lungu, que havia apelado através do núncio apostólico em Zâmbia e Malauí, dom Gianfranco Gallone.

O apelo foi feito para beneficiar os milhões de compatriotas que não comem devido a uma crise alimentar "de proporções inéditas", como definida pela ONU, e que agora também precisam lutar contra a pandemia do novo coronavírus.

"Dos muitos pedidos que o Papa Francisco recebeu, ele optou por responder a uma solicitação de Zâmbia. Este dinheiro será distribuído através das dioceses para alcançar os mais necessitados, especialmente aqueles que sofreram com as recentes secas e enchentes", afirmou o padre Cleophas Lungu, secretário-geral da Conferência dos Bispos Católicos de Zâmbia, em sua conta no Facebook.

Em julho o Papa já havia enviado para a Zâmbia, através da nunciatura, três ventiladores pulmonares, milhares de máscaras e produtos de higiene, que puderam "salvar vidas", destaca o responsável.

"A dor e o sofrimento do povo foram aliviados por este gesto de solidariedade", acrescentou Lungu.

Ao todo, mais de 2,5 milhões de pessoas foram afetadas pelas secas e enchentes, tendo a Organização das Nações Unidas alertado, no início do ano, para uma "crise alimentar de proporções sem precedentes".

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade