PUBLICIDADE

Mundo

Papa condena mortes em Gaza e diz que Oriente Médio

16 mai 2018 - 07h39
(atualizado às 11h01)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco condenou nesta quarta-feira a morte de palestinos por forças israelenses perto da fronteira entre Gaza e Israel, dizendo que as mortes só levariam a mais violência, e fez um apelo por diálogo para levar justiça e paz ao Oriente Médio.

Papa Francisco durante audiência na Praça de São Pedro, no Vaticano 16/05/2018 REUTERS/Max Rossi
Papa Francisco durante audiência na Praça de São Pedro, no Vaticano 16/05/2018 REUTERS/Max Rossi
Foto: Reuters

"Eu expresso minha grande dor pelos mortos e feridos e estou muito próximo em oração e carinho a todos aqueles que estão sofrendo", disse o papa a dezenas de milhares de pessoas em sua audiência geral na Praça de São Pedro.

"Repito que o uso da violência nunca leva à paz. A guerra gera guerra e a violência gera violência".

Forças israelenses mataram 60 palestinos perto da fronteira entre Gaza e Israel na segunda-feira durante manifestações contra a abertura da embaixada dos EUA em Jerusalém, no dia mais sangrento em Gaza em anos.

Francisco, que visitou Israel e territórios palestinos em 2014, pediu a ambos os lados em conflito e à comunidade internacional que redobrem os esforços "para que o diálogo, a justiça e a paz prevaleçam".

Em dezembro passado, quando o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a decisão de transferir a embaixada norte-americana para Jerusalém, Francisco pediu que o "status quo" de Jerusalém fosse respeitado, dizendo que uma nova tensão no Oriente Médio iria inflamar ainda mais os conflitos mundiais.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade