PUBLICIDADE

Mundo

Papa completa 84 anos e recebe felicitações de líderes italianos

Argentino cumpriu agenda normalmente no Vaticano

17 dez 2020 - 08h32
(atualizado às 08h41)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco completou 84 anos nesta quinta-feira (17), mas cumpriu sua agenda rotineira de compromissos, com audiências privadas com líderes religiosos e políticos e a publicação da mensagem pelo Dia Mundial da Paz, que é comemorado em 1º de janeiro.

Papa Francisco completou 84 anos neste dia 17 de dezembro
Papa Francisco completou 84 anos neste dia 17 de dezembro
Foto: EPA / Ansa - Brasil

No entanto, a data não passou em branco pelos chefes de Estado e de governo da Itália, bem como da prefeita de Roma.

Em uma longa carta, o presidente Sergio Mattarella destacou que enviava felicitações "em nome do povo italiano" e ressaltou a postura de Jorge Mario Bergoglio ao longo de um ano tão difícil por conta da pandemia de Covid-19.

"Milhares de mulheres e homens viveram no curso deste ano que está terminando - e continuam a vivenciar no momento presente - o drama da pandemia e das suas gravíssimas consequências sanitárias, econômicas e sociais. [...] Para cada um, todavia, nunca faltou a proximidade participativa de Vossa Santidade. Pessoas de diversas fés - ou que não professam nenhuma - nos momentos de prova e de solidão puderam constantemente ouvir o apoio e o encorajamento do Papa", escreveu o chefe de Estado.

Mattarella ressaltou ainda que, "nesse cenário dramático ficou ainda mais luminoso e alto o convite a uma 'fraternidade aberta' e à amizade social que Vossa Santidade formulou na sua terceira encíclica", referindo-se ao documento publicado por Francisco em outubro deste ano chamado de "Fratelli Tutti".

O primeiro-ministro, Giuseppe Conte, usou as redes sociais para desejar um feliz aniversário para o líder católico. "Seguimos com o máximo respeito o teu compromisso por uma igreja de 'proximidade', sempre constantemente atenta às necessidades dos mais pobres, dos mais frágeis, dos mais pequenos", escreveu em sua conta no Twitter.

Por sua vez, a prefeita de Roma, Virginia Raggi, desejou um "abraço afetuoso de toda a cidade de Roma" e lembrou que "nesse duríssimo período, o seu exemplo e a sua força nos ajudam a enfrentar as dificuldades, a nos comprometermos para construir uma comunidade mais unida e solidária". .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade