0

Papa apoia Pacto Global sobre migração e pede compaixão

Documento aprovado pela ONU foi adotado em Marrakech no dia 10

16 dez 2018
12h47
  • separator
  • comentários

O papa Francisco declarou seu apoio ao Pacto das Nações Unidas(ONU) sobre migração segura, o "Global Compact for Migration", aprovado por pelo menos 164 países durante conferência em Marrakech, no Marrocos, e pediu para a comunidade internacional ter "responsabilidade, solidariedade e compaixão" com todos os migrantes. A declaração foi dada perante a mais de 25 mil fiéis presentes no ângelus neste domingo (16) na praça São Pedro. Francisco espera que o "Pacto Mundial para uma Migração Segura, Ordenada e Regular", adotado em Marrakech, no dia 10 de dezembro, seja "um quadro de referência para a comunidade internacional".
    "Desejo que a comunidade internacional, graças também a este instrumento, possa agir com responsabilidade, solidariedade e compaixão perante quem, por diversos motivos, deixou o seu próprio país", ressaltou.
    O pacto global foi adotado formalmente após vários meses de negociações, e contou com o apoio do Vaticano. O documento é resultado da Declaração de Nova York sobre Refugiados e Migrantes, aprovada pela Assembleia-Geral da ONU em setembro de 2016, e lista 23 princípios para uma migração segura.

Papa apoia Pacto Global sobre migração e pede compaixão
Papa apoia Pacto Global sobre migração e pede compaixão
Foto: ANSA / Ansa - Brasil
Ansa - Brasil   

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade