0

Papa alerta que fake news estão mais 'sofisiticadas'

Francisco ainda disse para 'respirarmos as histórias boas'

24 jan 2020
11h36
  • separator
  • 0
  • comentários

Em mensagem por ocasião do 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o papa Francisco afirmou nesta sexta-feira (24) que é preciso "respirar a verdade das histórias boas" e fez um alerta de que as notícias falsas estão se tornando cada vez mais "sofisticadas". No texto, que neste ano foi dedicado ao tema da narração, o líder da Igreja Católica disse que "para não nos perdermos, precisamos respirar a verdade das histórias boas: histórias que edifiquem, e não as que destroem. Histórias que ajudem a reencontrar as raízes e a força para prosseguirmos juntos".
    O Papa ainda afirmou que "temos necessidade de uma narração humana, que nos fale de nós mesmos e da bela que nos habita; uma narração que saiba olhar o mundo e os acontecimentos com ternura".
    "Na comunicação, em vez de histórias construtivas, que são uma cola de laços sociais e do tecido cultural, são produzidas histórias destrutivas e provocativas, que desgastam e quebram os frágeis fios da coexistência, reunindo informações não verificadas, repetindo perguntas banais e falsamente persuasivas, golpeando com proclamações de ódio", declarou Francisco.
    O Pontífice ainda enfatizou que "enquanto as histórias usadas para fins instrumentais e de poder duram pouco", uma "boa história é capaz de atravessar as fronteiras do espaço e do tempo", porque mesmo "depois de séculos permanece atual, pois alimenta a vida".
    Já sobre as notícias falsas, o Papa fez um apelo aos jornalistas de que as fake news estão "se tornando cada vez mais sofisticadas". Francisco também alertou que "precisamos de sabedoria para acolher e criar histórias bonitas" e pediu para os profissionais da imprensa rejeitarem as notícias falsas.
    O 54º Dia Mundial das Comunicações será celebrado no dia 24 de maio, sob o tema "Para que possa contar e fixar na memória. A vida faz-se história". A data celebra São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, escritores e comunicadores.

Veja também:

Ansa - Brasil   
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade