PUBLICIDADE

Mundo

Países ocidentais expressam preocupação com represálias no Afeganistão; Taliban rejeita acusações

5 dez 2021 - 12h33
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos e um grupo de países ocidentais, incluindo Alemanha, França e Reino Unido, expressaram preocupação com relatos de assassinatos e desaparecimentos de ex-membros das forças de segurança afegãs depois que o Taliban assumiu em agosto o poder no Afeganistão.

Em declaração conjunta emitida neste fim de semana, 21 países mais a União Europeia (UE) se referiram a relatos de tais abusos documentados pela organização internacional Human Rights Watch e outras instituições.

"Ressaltamos que as alegadas ações constituem graves abusos dos direitos humanos e contradizem a anunciada anistia do Taliban", disse o comunicado, divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores alemão.

"Os casos denunciados devem ser investigados prontamente e de forma transparente, os responsáveis devem ser responsabilizados e esses passos devem ser claramente divulgados como um impedimento imediato a mais mortes e desaparecimentos", afirmou.

O porta-voz do Ministério do Interior afegão, Sayed Khosti, rejeitou a acusação de represálias, dizendo que nenhuma evidência havia sido apresentada.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade