PUBLICIDADE

Mundo

Paciente que violar quarentena poderá ser preso na Itália

Medida é prevista no novo decreto aprovado pelo governo

24 mar 2020 - 19h39
(atualizado às 20h30)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Itália aprovou nesta terça-feira (24) um decreto que endurece as punições para quem violar as regras de confinamento impostas a todo o país por causa da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Uma das medidas prevê de um a cinco anos de prisão para pessoas infectadas que não cumprirem a quarentena obrigatória.

Medida está prevista no novo decreto aprovado pelo governo
Medida está prevista no novo decreto aprovado pelo governo
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

De acordo com o texto, os pacientes que foram testados positivos para a Covid-19 e saírem intencionalmente de suas residências serão indiciados por crime contra a saúde pública pela contribuição à propagação da pandemia.

Além disso, o novo decreto prevê multas de 400 (R$ 2,2 mil) a 3 mil euros (R$ 16,4 mil) para quem não respeitar as medidas de contenção. A população italiana está em isolamento domiciliar desde 10 de março. Até o momento, 54.030 pessoas estão infectadas pelo coronavírus.

Em nota emitida pelo Palazzo Chigi, o governo também informou que os decretos locais ainda permanecerão em vigor pelos próximos 10 dias. No entanto, em casos específicos de risco agravado à saúde, os governantes das regiões do país deverão emitir portarias adicionais.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade