PUBLICIDADE

Oriente Médio

Trump participará de cúpulas com países do Golfo e países muçulmanos

16 mai 2017 - 08h13
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participará no próximo domingo em Riad de duas cúpulas, uma com os países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) e outra ampliada na qual estarão outros países de maioria muçulmana, informaram nesta terça-feira fontes oficiais.

Trump chegará no sábado à Arábia Saudita, na primeira escala de sua primeira viagem internacional, e um dia depois, segundo a agência oficial "SPA", comparecerá às duas cúpulas.

Os ministros de Assuntos Exteriores dos países membros do CCG, que é formado por Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Catar, Omã e Bahrein, Arábia Saudita, celebrarão amanhã uma reunião preparatória em Riad.

Em um comunicado, o secretário-geral do CCG, Abdel Latif al Ziani, afirmou que a reunião preparatória abordará, entre outros assuntos, política regional e internacional, luta antiterrorista e do diálogo estratégico entre os países membros do CCG e outros atores internacionais.

Na cúpula entre os países árabes, muçulmanos e EUA, além dos membros do CCG, também receberam convite para comparecer os líderes de Egito, Líbano, Jordânia, Palestina, Iêmen, Marrocos, Argélia, Túnis, Níger, Somália, Turquia, Azerbaijão, Paquistão, Indonésia, Malásia, Bangladesh, e Brunei.

Ao anunciar sua viagem à Arábia Saudita, Trump afirmou que trata-se de uma visita "verdadeiramente histórica" cuja meta é construir uma nova aliança de "cooperação e apoio" com os "aliados muçulmanos".

A excursão de Trump incluirá paradas na Arábia Saudita, em Roma e em Israel, bem como nas cidades que abrigarão as cúpulas da Otan, em 25 de maio em Bruxelas, e do G7, que acontecerá dois dias depois na Sicília (Itália).

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade