PUBLICIDADE

Oriente Médio

Síria entrega documentos para adesão a tratado que proíbe armas químicas

12 set 2013 - 14h04
(atualizado às 15h36)
Compartilhar
Exibir comentários

A ONU anunciou nesta quinta-feira que recebeu documentos do governo da Síria solicitando sua adesão à convenção internacional que proíbe armas químicas. "Nas últimas horas recebemos documentos do governo da Síria que estão sendo traduzidos", disse o porta-voz das Nações Unidas, Farhan Haq, e confirmou que se trata de documentos de adesão à convenção sobre armas químicas.

Os Estados Unidos e seus aliados acusam Damasco de ter realizado o ataque de 21 de agosto com gás sarin, no qual centenas de pessoas morreram.

Em uma tentativa de deter um ataque militar liderado por Washington, a Rússia propôs um plano para colocar o arsenal de armas químicas sírias sob controle internacional. A Síria anunciou que iria aderir à convenção internacional como parte do plano.

 

No entanto, o governo do presidente Bashar al-Assad não vai se incorporar imediatamente à convenção de 1993, que proíbe a produção e o armazenamento destas armas, disse Farhan Haq.

Segundo especialistas da ONU, a adesão ocorre no momento em que um país aceita os termos do tratado e, normalmente, tem o mesmo efeito que uma ratificação do mesmo.

Haq disse que esta será "a primeira etapa" para o país árabe se tornar membro pleno da convenção e que serão necessários "alguns dias" para que a Síria se integre formalmente.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/raio-x-maquina-guerra/" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/raio-x-maquina-guerra/">Raio-x de uma máquina de guerra</a>
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade