PUBLICIDADE

Oriente Médio

Síria: Brahimi convida países para Genebra 2; presença do Irã é dúvida

Brasil está entre as cerca de 30 nações convidadas para tomar parte nas negociações de janeiro que tentarão encaminhar uma solução à guerra

20 dez 2013 - 17h58
(atualizado às 19h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Lakhdar Brahimi concede entrevista coletiva em Genebra
Lakhdar Brahimi concede entrevista coletiva em Genebra
Foto: AP

Cerca de 30 países receberão convites para participar da jornada inaugural da conferência de paz para a Síria, entre eles o Brasil, disse nesta sexta-feira o mediador internacional Lakhdar Brahimi. A conferência, conhecida como Genebra 2, será realizada a partir de 22 de janeiro na Suíça, mas a presença do Irã é uma das principais questões em aberto.

"Sobre o Irã, ainda não temos um acordo. Não é segredo para ninguém que a ONU lhe dá as boas-vindas, mas os Estados Unidos não estão convencidos de que sua participação seja uma boa decisão, portanto seguiremos conversando sobre isso", declarou Brahimi ao fim da quinta reunião preparatória de Genebra 2, com enviados de Washington e Moscou. No entanto, Brahimi ressaltou que o Irã não ficou definitivamente fora do processo, mas que se não se consegue mudar a posição dos EUA, confia em que Teerã colabore com ele, como prometeu que fará.

No total, 30 países receberão convites para participar da jornada inaugural do processo negociador com o qual se procura pôr alto à guerra civil na Síria. Além disso, confirmou a participação da Arábia Saudita e do Catar, cuja presença era considerada polêmica por seu apoio - mediante financiamento e a envio de armamento - às forças opositoras que se insurgiram contra o regime de Bashar al Assad.

Os ministros das Relações Exteriores dos países-membros do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido) estarão na primeira fila do primeiro dia de Genebra 2, que será presidida pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

Representando a região árabe, estarão o primeiro dia de Genebra 2: Argélia, Egito, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Marrocos, Omã, Emirados Árabes Unidos, além disso da Turquia. Além da chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, participarão pela região Dinamarca, Alemanha, Itália, Noruega, Suécia e Suíça. Outros países que foi acordado convidar são Canadá, Índia, Indonésia, Japão e África do Sul, de acordo com uma lista lida por Brahimi em sua coletiva de imprensa.

Guerra civil em fotos Conteúdo exclusivo
AFP AFP

O Terra compilou alguns dos principais materiais fotográficos disponibilizados ao longo destes mais de dois anos de guerra na Síria. Cada imagem leva a uma galeria que conta um episódio específico ou remete a uma situação importante do conflito.

Acompanhe a cobertura exclusiva do Terra através dos jornalistas Tariq Saleh e Mauricio Morales. Sediado no Líbano, Saleh conversou com sírios, visitou refugiados e ouviu analistas. Enviado especial, Morales passou dias com rebeldes.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade