PUBLICIDADE

Oriente Médio

Rebeldes xiitas tomam cidade perto da capital do Iêmen

Huthis se apoderaram nesta terça de toda Amrane, incluindo delegacias de polícia e o QG da 310ª brigada do Exército, com sede na cidade

8 jul 2014 - 17h50
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Tribos armadas leais ao ex&eacute;rcito ieminita andam&nbsp;na traseira de um caminh&atilde;o, no I&ecirc;men</p>
Tribos armadas leais ao exército ieminita andam na traseira de um caminhão, no Iêmen
Foto: Khaled Abdullah / Reuters

Rebeldes xiitas tomaram nesta terça-feira o controle da cidade de Amrane, ao norte da capital iemenita, depois de combates contra as forças do governo, afirmou uma autoridade local.

"Amrane está agora sob controle dos huthis", os rebeldes de Ansaruallah, declarou a autoridade, que tiveram as afirmações confirmadas por diversas fontes militares e por testemunhas consultadas pela AFP por telefone.

Para especialistas, os rebeldes xiitas, que intensificaram no início de março os ataques contra o Exército em Amrane e nas proximidades, querem ampliar sua zona de influência no futuro Estado federal que deve contar com seis províncias.

De acordo com fontes concordantes, os huthis se apoderaram nesta terça de toda Amrane, incluindo delegacias de polícia e o QG da 310ª brigada do Exército, com sede na cidade.

Seus combatentes controlavam durante a noite os pontos de acesso e saída de Amrane, enquanto outros patrulhavam a cidade, acrescentaram as mesmas fontes.

Com forte presença no norte do país, onde controlam a província de Saada, os rebeldes huthis tinham tomado localidades da província de Amrane, no início de fevereiro, depois de confrontos que deixaram 150 mortos, expulsando o clã dos Al-Ahmar, os poderosos chefes da confederação tribal dos Hached.

Os rebeldes são zaiditas, um ramo do xiismo majoritário no norte do Iêmen. Os sunitas predominam no país.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade