PUBLICIDADE

Oriente Médio

Rebeldes curdos confirmam retirada da Turquia para o Iraque

7 mai 2013 - 11h13
(atualizado às 11h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O comando militar do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) confirmou nesta terça-feira que os combatentes rebeldes começarão a deixar a Turquia para suas bases de retaguarda do norte do Iraque na quarta-feira, como parte do processo de paz com Ancara.

"Nossos combatentes atuarão para iniciar um processo de retirada a partir de 8 de maio", informou a HPG, ala militar do PKK, em um comunicado.

O texto afirma que o PKK respeitará a promessa de deixar o território turco, desde que as forças turcas não ataquem.

"Utilizaremos nosso direito à legítima defesa e às represálias caso seja necessário", advertiu o comandante militar do PKK, Murat Karayilan.

Ele não divulgou um calendário concreto para o fim da operação, nem informou se os combatentes do PKK pretendem entregar as armas antes da saída, como exige Ancara.

A operação pode durar vários meses. O número de rebeldes curdos presentes no território turco é calculado em 2.000. Outros 2.500 estão nas bases de retaguarda do movimento em território iraquiano.

A retirada constitui a segunda etapa concreta do processo de paz iniciado no fim de 2012 pelo governo islamita-conservador turco para acabar com o conflito, que provocou mais de 45.000 mortos desde o início, em 1984.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade