PUBLICIDADE

Oriente Médio

Putin: ataque químico na Síria foi "provocação inteligente"

19 set 2013 - 13h04
(atualizado às 13h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente russo, Vladimir Putin, chamou de "provocação inteligente" o ataque químico cometido em 21 de agosto perto de Damasco, e que os ocidentais atribuem ao regime sírio.

"Temos todas as razões para acreditar que esta é uma provocação inteligente", declarou Putin para especialistas estrangeiros e ex-líderes mundiais reunidos no fórum de discussão de Valdai (noroeste). "Ao mesmo tempo, a técnica é primitiva: pegamos um velho morteiro de fabricação soviética, que não é usado há muito tempo pelo Exército sírio. A principal coisa é que tenha escrito 'fabricado na URSS'", acrescentou.

Reportagens exclusivas
AFP

Acompanhe a cobertura exclusiva do Terra através do trabalho dos jornalistas Tariq Saleh e Mauricio Morales. Sediado no Líbano, país vizinho e sensível à crise síria, Saleh conversou com sírios, visitou refugiados e ouviu analistas para acompanhar o desenrolar de um conflito complexo e com desfecho ainda incerto. Enviado especial para o conflito, Morales passou dias com rebeldes para conhecer sua visão do conflito.

Ele se referia às inscrições em cirílico em fragmentos de morteiros, de acordo com fotografias apresentadas no relatório dos inspetores da ONU que investigaram o ataque. Especialistas citados quarta-feira pela imprensa russa informaram que a inscrição permitia identificar fragmentos de foguetes soviéticos terra-terra de 1960, cujo uso pelo Exército sírio é improvável.

O chanceler russo, Sergei Lavrov, declarou quarta-feira que a Rússia vai enviar ao Conselho de Segurança da ONU evidências fornecidas por Damasco que provam esta "provocação", que segundo ele deveria provocar ataques ocidentais.

O vice-chanceler russo, Sergei Ryabkov, que esteve em Damasco quarta-feira, acusou por sua vez de parcialidade os inspetores da ONU, cujo relatório sobre este ataque foi apresentado segunda-feira na ONU.

Guerra na Síria para iniciantes
AFP AFP
AFP AFP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade