PUBLICIDADE

Oriente Médio

Presidente chinês pede a Netanyahu que retome logo negociações de paz

10 mai 2013 - 07h25
(atualizado às 07h30)
Compartilhar

O presidente da China, Xi Jinping, pediu ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que reinicie as negociações de paz com os palestinos o mais rápido possível, dias depois de ter tentado convencer o líder palestino Mahmoud Abbas a retomar as discussões.

Os comentários de Xi a Netanyahu e Abbas nesta semana refletem a intenção da China de reforçar o seu papel diplomático em uma região onde sua influência tem sido historicamente fraca.

Na segunda-feira, Xi acenou a Abbas, que estava em visita à China na mesma semana que Netanyahu, com uma "proposta de quatro pontos" para a paz.

Os movimentos feitos pela China ocorrem ao mesmo tempo em que os Estados Unidos estão empenhados em uma nova campanha diplomática para retomar as negociações de paz, que fracassaram em 2010 depois da contínua expansão dos assentamentos de Israel.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade