PUBLICIDADE

Oriente Médio

Pelo menos 4.220 mortos pelo conflito durante novembro na Síria

1 dez 2014 - 11h11
Compartilhar

A guerra na Síria matou 4.220 pessoas em novembro no país, número inferior ao registrado em outubro (5.772), informou nesta segunda-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Deste número, 869 eram civis, sendo 152 menores de idade. Grande parte das vítimas -385- morreu em bombardeios da aviação do regime sírio, enquanto 16 morreram pelos ataques aéreos da coalizão internacional contra os jihadistas.

Entre os rebeldes, pelo menos 565 combatentes de várias facções e milicianos curdos sírios morreram neste período de tempo, entre os quais há 12 desertores do Exército.

Organizações jihadistas como o grupo Estado Islâmico (EI); a Frente al Nusra, braço da Al Qaeda na Síria; o Exército dos Emigrantes e os Seguidores; e a Jund al-Aqsa sofreram 1.343 baixas em suas fileiras em novembro.

Além disso, as forças leais ao regime registraram 1.363 mortos: 689 membros das forças regulares, 612 integrantes das Forças de Defesa Nacional (milícias civis pró-governo), 13 milicianos do grupo xiita libanês Hezbollah e 49 combatentes xiitas de nacionalidade estrangeira.

A estas vítimas se somam 80 mortos cujas identidades não puderam ser confirmadas.

O Observatório não descartou que o número de mortos durante o mês de novembro seja superior, mas ressaltou que não pôde confirmar algumas vítimas devido ao secretismo de grupos e das autoridades sobre suas baixas e à dificuldade de chegar a determinadas zonas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade