PUBLICIDADE

Oriente Médio

OPAQ não vai comemorar Nobel da Paz até fim da missão na Síria

11 out 2013 - 18h14
(atualizado às 19h10)
Compartilhar
Exibir comentários

O Nobel da Paz, concedido nesta sexta-feira à Organização para a Proibição das Armas Químicas, será comemorado quando a missão de desarmamento realizada na Síria estiver concluída com êxito, afirmou nesta sexta-feira uma autoridade da OPAQ.

"Nós vamos comemorar o Prêmio Nobel da Paz quando nossa missão na Síria tiver sido cumprida com êxito", indicou Jerry Smith, chefe de operações da missão na Síria, segundo declarações obtidas pela AFP em uma mensagem eletrônica.

Uma equipe da OPAQ e da ONU, que desde 1º de outubro trabalha na Síria, voltou para a região nesta sexta, saindo de seu hotel para um destino desconhecido. Os inspetores já começaram a supervisionar a destruição de munições e instalações de produção de armas químicas pelas autoridades sírias. Esse arsenal deve ser totalmente desmantelado até 1º de novembro.

A equipe recebeu reforços e agora conta com cerca de 60 pessoas, de acordo com a ONU. Vinte instalações devem ser inspecionadas nas próximas semanas, algumas das quais estão "em zonas perigosas".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade