PUBLICIDADE

Oriente Médio

Negociação sobre programa nuclear do Irã termina sem acordo

Ainda persistem desavenças sobre questões básicas para uma solução

6 abr 2013 - 11h58
(atualizado às 15h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Irã e grandes potências ainda estão longe de acordo sobre a questão nuclear, informou a diplomata Catherine Ashton
Irã e grandes potências ainda estão longe de acordo sobre a questão nuclear, informou a diplomata Catherine Ashton
Foto: AP

As posições dos países que negociam com o Irã sobre seu polêmico programa nuclear ainda estão "muito afastadas", afirmou a chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, que dirige as negociações pelo grupo 5+1, ao fim do último dia de conversações na capital do Cazaquistão, Almaty.

"Está claro que as posições continuam muito afastadas no fundamental", disse Ashton à imprensa.

O vice-chanceler russo, Sergei Ryabkov, reconheceu que as partes não chegaram a um acordo e foram incapazes inclusive de concordar sobre a data e o local das próximas negociações, em declarações às agências russas.

Ashton confirmou que as duas partes não conseguiram fixar a data e o local da próxima rodada de negociações entre o Irã e o 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Rússia, além da Alemanha).

"Portanto, concordamos que as partes retornem a suas capitais para avaliar o ponto no qual estamos", disse Ashton. "Estarei em contato com (o chefe dos negociadores iranianos, Said) Jalili para ver como podemos continuar".

<p>Negociador-chefe do Ir&atilde;, Saeed Jalili, participa de coletiva de imprensa ap&oacute;s negocia&ccedil;&otilde;es sobre o programa nuclear</p>
Negociador-chefe do Irã, Saeed Jalili, participa de coletiva de imprensa após negociações sobre o programa nuclear
Foto: Shamil Zhumatov / Reuters

Jalili afirmou após o encontro que as "grandes potências devem ganhar a confiança dos iranianos. Já a diplomata da União Europeia afirmou que os dois lados tiveram "longas e intensas discussões" nos dois dias em Almaty. Mas as partes não alcançaram nenhum compromisso sobre as propostas apresentadas.

"Acredito que o primeiro obstáculo é aceitar a proposta que apresentamos e obter uma resposta real à mesma", disse Ashton. "É bastante óbvio o que queremos obter no final e deixamos claro. O desafio é conseguir um compromisso real que nos permita avançar neste caminho", completou.

Negociações continuam

Um representante sênior dos Estados Unidos disse neste sábado que não houve ruptura das negociações nucleares com o Irã, e que as grandes potências que pressionam o Irã para frear seu programa nuclear pretendem continuar com diplomacia.

Falando depois de dois dias de conversas na cidade de Almaty, no Cazaquistão, que não produziram nenhum avanço, o funcionário disse que as seis potências precisam de tempo para decidir a melhor forma de abordar o conflito, que ameaça desencadear em uma nova guerra no Oriente Médio.

"Não houve avanço, mas também não houve quebra", disse o funcionário, que pediu para não ser identificado, a jornalistas após o fim da reunião de dois dias. O funcionário sugeriu que os seis países - Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha - não estão inclinados a alterar a posição na negociação.

Programa nuclear iraniano

O Irã insistiu desde o início das novas conversações no reconhecimento internacional de seu direito a enriquecer urânio, um ponto no qual o grupo 5+1 exige concessões de Teerã.

As grandes potências pedem ao Irã o fechamento da central de enriquecimento de Fordo, considerada a única do país a salvo de um ataque militar, e que envie ao exterior as reservas de urânio enriquecido a 20%.

Mas o Irã insiste que o urânio enriquecido a 20% é utilizado para produzir combustível destinado ao reator de Teerã, que fabrica radioisótopos usados contra o câncer.

As potências ocidentais e Israel, inimigo de Teerã, suspeitam que o Irã tenta utilizar o urânio enriquecido para fabricar uma bomba atômica, sob a fachada de um programa nuclear civil, mas a República Islâmica nega a acusação.

Com informações da Reuters.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade