PUBLICIDADE

Oriente Médio

Jordânia anuncia início de importantes exercícios militares

9 jun 2013 - 16h22
(atualizado às 16h59)
Compartilhar
Exibir comentários

As Forças Armadas da Jordânia anunciaram neste domingo o início de importantes exercícios militares, dos quais participaram cerca de 8 mil soldados e observadores de 19 países, apesar de insistir que não guardam relação com o conflito na vizinha Síria. Cerca de 4,5 mil soldados americanos e 3 mil jordanos participarão dos exercícios Eager Lion 2013, que incluem operações aéreas, marítimas e terrestres até 20 de junho.

"O Eager Lion deste ano se concentrará na guerra irregular, como o combate contra o terrorismo e a revolta", disse à imprensa o chefe das operações das Forças Armadas jordanas, o general de divisão Awni el Edwan. O militar jordano participou de uma coletiva de imprensa conjunta com o general de divisão Robert Catalanotti, do comando central do exército americano.

"Os exercícios não têm nada a ver com os eventos regionais nas proximidades da Jordânia", disse o general Edwan, em referência ao conflito interno na Síria. Contudo, os Estados Unidos informaram que, como parte desses exercícios, instalaria mísseis Patriot e aviões de combate F-16 na Jordânia.

Várias dessas equipes militares podem permanecer em território jordano depois do exercício, mas isso implicaria uma "decisão política" que não cabe ao comando militar, disse o militar jordano sem oferecer maiores detalhes. As manobras foram realizadas no centro e sul da Jordânia e os mísseis seriam instalados "nos lugares adequados", acrescentou.

No começo deste ano, os Estados Unidos já participaram de uma operação similar na Turquia, quando a Otan instalou mísseis Patriot ao longo da fronteira turca com a Síria. O destacamento militar na Jordânia acontece depois de várias advertências dos Estados Unidos ao governo do presidente sírio, Bashar al-Assad, pela entrega de armas ao movimento xiita libanês Hezbollah.

A Jordânia já recebeu milhares de refugiados sírios.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade