PUBLICIDADE

Oriente Médio

Iraque não pode impedir envio de armas do Irã à Síria, afirma ministro

13 jul 2013 - 11h28
(atualizado às 12h04)
Compartilhar
Exibir comentários

O Iraque carece de meios para impedir o fornecimento por via aérea de armas iranianas destinadas ao governo sírio, disse o ministro das Relações Exteriores iraquiano, Hoshyar Zebari, sem confirmar se este fornecimento de armas acontece. "Desde setembro, começamos a inspecionar de forma aleatória os aviões iranianos e sírios (que cruzam o espaço aéreo). Encontramos equipamentos não letais, como medicamentos e alimentos", declarou Zebari em entrevista publicada neste sábado pelo jornal pan-árabe Asharq al-Awsat.

"Essas aeronaves poderiam transportar outras coisas, mas não temos os meios dissuasivos, ou defesa aérea e caças-bombardeiros que poderiam impedir (...) o fornecimento de armas", acrescentou.

As potências ocidentais acreditam que o Irã, aliado de Damasco, fornece armas para a Síria, e pediram várias vezes ao Iraque para controlar os aviões que sobrevoam o seu espaço aéreo. De acordo com Zebari, a resposta de Bagdá é sempre a mesma: "Não consenti (o fornecimentos de armas através do meu espaço aéreo), mas não tenho os meios para imperdi-lo".

O Irã é o principal aliado do presidente sírio, Bashar al-Assad, que está lutando principalmente contra rebeldes sunitas em uma guerra civil na qual a oposição diz que mais de 100 mil pessoas foram mortas. Os Estados Unidos, que quer que Assad abandone o poder, advertiu o Iraque para não permitir que voos para a Síria com armas iranianas atravessem seu espaço aéreo. 

O Iraque é dominado por partidos muçulmanos xiitas com laços estreitos com Teerã, mas Zebari disse que seu país estava comprometido com a neutralidade na Síria. Ele disse que o Iraque não fornece quaisquer armas ou dinheiro para a Síria e, apesar dos pedidos de Damasco, não vende petróleo a preços preferenciais.

Com informações da Reuters e AFP

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade