PUBLICIDADE

Mundo

Irã pode deixar acordo nuclear se EUA fizerem novas sanções

15 ago 2017 - 07h36
(atualizado às 08h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente iraniano, Hassan Rouhani, durante coletiva de imprensa em Teerã 22/05/2017 TIMA via REUTERS
Presidente iraniano, Hassan Rouhani, durante coletiva de imprensa em Teerã 22/05/2017 TIMA via REUTERS
Foto: Reuters

O Irã pode abandonar o acordo nuclear com potências mundiais "dentro de horas" se os Estados Unidos continuarem impondo sanções adicionas, disse o presidente iraniano, Hassan Rouhani, nesta terça-feira.

"Se a América quer voltar para a experiência (de impor sanções), o Irã certamente voltaria em pouco tempo --não em uma semana ou um mês, mas dentro de horas-- a condições mais avançadas do que antes do começo das negociações", disse Rouhani ao Parlamento, em sessão transmitida ao vivo na televisão estatal.

O Irã diz que as novas sanções norte-americanas quebram o acordo fechado em 2015 com os Estados Unidos, Rússia, China e três potências europeias, pelo qual concordou em desacelerar seus trabalhos nucleares em troca da suspensão da maior parte das sanções.

O Tesouro dos Estados Unidos impôs sanções contra três companhias iranianas no final de julho por seu papel no desenvolvimento de um programa de míssil balístico depois que Teerã lançou um foguete capaz de colocar um satélite em órbita.

Veja também

"Hotel Maldito" na Coreia do Norte inaugurará após 30 anos:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade