PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã detém mais de 130 membros de grupos rebeldes extremistas

O país tenta barrar a entrada de jihadistas

7 out 2014 - 14h06
Compartilhar
Exibir comentários

Mais de 130 membros de grupos rebeldes extremistas foram presos no Irã, declarou nesta terça-feira o ministro da Inteligência, num momento em que o país está em alerta para combater qualquer tentativa de infiltração de jihadistas.

"Mais de 130 membros de grupos takfiris foram presos", disse Mahmoud Alavi, citado pela agência de notícias ISNA, sem especificar as datas dessas prisões.

As autoridades iranianas descrevem como "takfiris" (apóstatas) membros de grupos extremistas sunitas, como a organização Estado Islâmico (EI), a Frente al-Nosra e o grupo extremista Jaish al Adl, que cometeu atentados na província iraniana de Sistan-Baluchistão (sudeste).

O Irã, onde mais de 90% da população é xiita, possui populações minoritárias sunitas em determinadas províncias fronteiriças.

Este país apoia os governos do Iraque, da Síria e os curdos contra os jihadistas do EI e da Frente al-Nosra. As autoridades iranianas também criticam ataques americanos contra os jihadistas, defendendo um fortalecimento de Damasco e Bagdá para combater o EI.

Desvendando o Estado Islâmico Desvendando o Estado Islâmico

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade