PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã corta exportações de petróleo para Espanha, diz TV

10 abr 2012 - 11h26
(atualizado às 13h38)
Compartilhar

O Irã cortou o fornecimento de petróleo à Espanha, informou nesta terça-feira a

Press TV

, rede de televisão estatal do país islâmico cuja programação é transmitida em inglês. Uma fonte da Embaixada da Espanha em Teerã disse à agência

EFE

não ter recebido "qualquer comunicação oficial ou extraoficial" das autoridades iranianas sobre esse possível corte.

"Teerã cortou a provisão de petróleo à Espanha após suspender as exportações à Grécia, dentro de suas medidas contra as sanções" impostas pela UE ao setor petrolífero do Irã, informou a Press TV, que citava "fontes não identificadas" do governo. Além disso, segundo a emissora, o Irã também "estuda cortar a provisão de petróleo a Alemanha e Itália".

A fonte da embaixada se referiu a dados do Ministério de Relações Exteriores espanhol que indicavam que as empresas espanholas esperavam dar por encerradas suas importações de petróleo iraniano durante em março, "embora pudesse haver algum atraso".

Por outro lado, o ministro iraniano do Petróleo, Rostam Qasemi, confirmou nesta terça-feira que o Irã deixou de vender petróleo à Grécia e disse que o país islâmico estuda o corte de provisão a outros países europeus, segundo a imprensa local.

A União Europeia aprovou, no dia 23 de janeiro, novas sanções petrolíferas e financeiras ao Irã, e uma das mais importantes era um embargo total de compras de petróleo iraniano dos 27 países membros, que entrará em vigor em 1º de julho, como medida de pressão para que suspenda seu programa nuclear.

Essa circunstância levou as companhias europeias que importam petróleo iraniano a substituí-lo pelo de outros países, o que também foi um dos fatores que propiciou um aumento significativo dos preços internacionais da matéria-prima no primeiro trimestre deste ano.

EFE   
Compartilhar
Publicidade