PUBLICIDADE

Oriente Médio

Governo da Síria e oposição preparam-se para reunião sobre paz, diz mediador

21 mai 2013 - 13h07
(atualizado às 13h29)
Compartilhar

O governo e a oposição da Síria estão se preparando para participar de uma conferência de paz, disse nesta terça-feira o mediador da Liga Árabe-ONU, Lakhdar Brahimi.

"O povo sírio está com grande esperança nessa conferência, uma vez que a oposição se prepara para participar, assim como o regime sírio", disse Brahimi a repórteres.

"A Organização das Nações Unidas (ONU) está trabalhando para organizar a conferência da melhor forma possível."

As conversas devem ocorrer na cidade suíça de Genebra, em junho. O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, deve discutir os preparativos para a conferência em uma reunião na Jordânia, na quarta-feira, com o grupo de países "Amigos da Síria".

Brahimi disse que "há muitos problemas na preparação desta conferência". "O primeiro é a formação das delegações do regime e da oposição."

E acrescentou: "A conferência de Genebra é uma grande oportunidade, e esperamos que os irmãos na Síria e as partes regional e internacional vão cooperar para que tenha sucesso."

A oposição síria também deve se reunir em Istambul, na quinta-feira, para anunciar sua posição, enquanto o comitê para a Síria da Liga Árabe terá um encontro no Cairo a pedido do Catar.

(Reportagem de Ayman Samir)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade