PUBLICIDADE

Oriente Médio

Exército da Síria expulsa Estado Islâmico de novas áreas próximas a Palmira

25 mar 2016 - 07h47
Compartilhar
Exibir comentários

O Exército da Síria assumiu nesta sexta-feira o controle de novas áreas próximas a Palmeira, no leste da província de Homs, na região central do país, depois de uma série de confrontos com o grupo terrorista Estado Islâmico (EI), que domina a cidade histórica desde maio do ano passado.

Uma fonte militar, citada pela agência de notícias oficial síria "Sana", destacou que as tropas governamentais recuperaram o domínio da colina de Syriatel, próxima à cidadela antiga de Palmira.

Já o Observatório Sírio de Direitos Humanos destacou, além disso, que os soldados expulsaram os jihadistas de vários armazéns e também do monte Al Czar. Os combates estariam se concentrando, segundo a ONG, em distintos pontos dos arredores da cidade.

Os dois grupos também disputam o controle de Al Qariatain, cidade tomada pelos extremistas e que fica na mesma província.

Ontem, o governador de Homs, Talal al Barazi, disse à Agência Efe que os militares sírios conseguiram invadir bairros do sul de Palmira. "As Forças Armadas lançaram um ataque em três frentes - noroeste, oeste e sudoeste - após progredir pelos arredores de Palmira", explicou o político.

O EI conquistou Palmira, cujas ruínas são consideradas como Patrimônio Mundial da Unesco, no dia 20 de maio, após uma ofensiva na qual tomou amplas partes do leste da província de Homs.

O grupo terrorista não está incluído no cessar-fogo iniciado na Síria no último dia 27 de fevereiro, um acordo estabelecido pelo governo do presidente Bashar al Assad e a Comissão Suprema para as Negociações, principal aliança de oposição ao regime.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade