PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA rebatem Irã e dizem que acordo não permite que país enriqueça urânio

24 nov 2013 - 16h25
(atualizado às 16h26)
Compartilhar
Exibir comentários
O secretário de Estado americano, John Kerry, dá entrevista coletiva sobre o acordo, em Genebra, na Suíça
O secretário de Estado americano, John Kerry, dá entrevista coletiva sobre o acordo, em Genebra, na Suíça
Foto: AP

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, afirmou neste domingo que o acordo temporário alcançado pelo G5+1 com o Irã sobre o programa nuclear do país islâmico não reconhece de maneira tácita nem implícita seu direito a enriquecer urânio. A declaração foi feita em entrevista à emissora americana ABC, em resposta às afirmações do presidente iraniano, Hassan Rohani, que, após o êxito das negociações, assegurou que o acordo respondia a um reconhecimento do direito do Irã a enriquecer urânio.

"Está claro no Tratado de Não-Proliferação, é muito, muito claro, que não há direito a enriquecer (urânio). Mas sob os termos deste acordo, haverá uma negociação sobre se podem ou não ter um programa muito limitado, completamente verificável e extraordinariamente restrito", assegurou Kerry.

O chanceler americano explicou que o Irã tem agora "a capacidade para negociar", mas que só poderá obter urânio sob enriquecimento, como alguns países fazem, de um modo que prove que se tratar de um programa para fins pacíficos. "Nós não reconhecemos o direito de enriquecer", reiterou.

As autoridades iranianas fizeram questão de se cumprimentar por um pacto que, a seu entender, representa um "êxito" porque reafirma para a comunidade internacional seu direito a desenvolver a energia nuclear com fins exclusivamente pacíficos. "A conquista é que o direito de enriquecer urânio em solo iraniano foi reconhecido pelas nações. Isto foi explicitamente estipulado por este acordo", manifestou Rohani em entrevista coletiva na manhã de hoje, quando prometeu a seus cidadãos que "o enriquecimento continuará como no passado".

O texto, na realidade, não reconhece explicitamente o direito a enriquecer urânio, mas sim a desenvolver "a energia nuclear com fins pacíficos" e em conformidade com o Tratado de Não- Proliferação, do qual o Irã é signatário. O denominado "Plano de Ação Conjunto", apesar de permitir que continue enriquecendo urânio, determina que seja a um nível inferior a 5% e exige a dissolução de boa parte das reservas de urânio enriquecido a 20%, nível próximo do necessário para fabricar uma bomba nuclear.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade