PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA pedem à Rússia que não dê a Snowden uma "plataforma de propaganda"

12 jul 2013 - 15h40
Compartilhar

Os Estados Unidos advertiram nesta sexta-feira à Rüssia para que não dê ao ex-técnico da inteligência americano Edward Snowden uma "plataforma de propaganda" permitindo que ele fique no país.

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, disse que conceder essa permissão a Snowden seria contrário a suas afirmações de que a Rússia não quer que o caso prejudique as relações entre Moscou e Washington.

"Proporcionar ao Sr. Snowden uma plataforma de propaganda vai de encontro às declarações do governo russo sobre a neutralidade da Rússia", disse Carney.

"Também é incompatível com as afirmações russas de que não querem que o Sr. Snowden provoque mais prejuízos aos interesses americanos", acrescentou.

Carney reiterou o apelo dos Estados Unidos para que a Rússia expulse o americano de seu território para que volte ao seu país e se apresente à justiça.

O ex-consultor americano declarou nesta sexta-feira a advogados e defensores dos direitos humanos que pedirá asilo político à Rússia, a fim de poder viajar "legalmente" para a América Latina.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade