PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA elogiam Prêmio Nobel da Paz concedido à Opaq

11 out 2013 - 21h47
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o secretário de Estado americano, John Kerry, saudaram nesta sexta-feira a entrega do Prêmio Nobel da Paz à Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq).

"O presidente Obama felicita a Opaq por seu Prêmio Nobel, que reforça o compromisso da comunidade internacional com uma proibição da utilização de armas químicas", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, em um comunicado.

Na nota, Carney destaca que "os Estados Unidos apoiam firmemente a Opaq e seu trabalho conjunto com as Nações Unidas, para garantir que as reservas de armas químicas da Síria sejam postas sob controle internacional e destruídas definitivamente".

Já o secretário John Kerry afirmou que "o mundo nunca se esquecerá da morte de mais de mil inocentes, mortos em um ataque insensato com armas químicas, em 21 de agosto" na Síria, país onde a Opaq "deu passos extraordinários e trabalhou a uma velocidade sem precedentes para enfrentar essa flagrante violação das normas internacionais que deixou o mundo todo estupefato".

Uma equipe da Opaq está nesse momento no terreno, trabalhando no desmantelamento do arsenal químico do governo de Bashar al-Assad, em meio à guerra civil.

"Hoje, o Comitê do Nobel reconheceu, com razão, sua coragem e determinação para realizar essa missão essencial em meio a uma guerra", completou Kerry.

"Do mesmo modo, tenho muito presentes os mais de 100 mil sírios mortos nesse conflito sangrento, e a necessidade de toda a comunidade internacional de redobrar seu esforço para por fim nisso", acrescentou Kerry, que está em Cabul, no Afeganistão.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade