PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA e UE manterão pressão sobre Irã em questão nuclear

21 jan 2010 - 20h42
(atualizado às 20h51)
Compartilhar

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e a chefe de diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, comprometeram-se a seguir pressionando o Irã diante da falta de transparência de seu programa nuclear.

Em entrevista conjunta com sua colega da UE, Hillary lamentou que o Irã não tenha respondido ao convite de diálogo da comunidade internacional, apesar da "crescente preocupação" relativa às intenções do programa nuclear iraniano.

"O Irã tem uma escolha muito clara: continua isolado ou respeita suas obrigações internacionais", afirmou a secretária de Estado americana.

Hillary disse que a comunidade internacional "não se dará por vencida" e também não cederá na tentativa de evitar que o Irã desenvolva armas nucleares.

Ela adiantou que o grupo formado pelos cinco membros do Conselho de Segurança da ONU (EUA, Rússia, China, França e Grã-Bretanha) e a Alemanha segue "unido" em sua determinação de pressionar o Irã.

"Acho que é importante enviar à liderança iraniana a mensagem de que o mundo atuará de forma conjunta", advertiu Hillary.

Ashton, por sua parte, ressaltou que o Irã é "de grande importância" para o Velho Continente e reiterou a vontade europeia de continuar o diálogo com Teerã.

EUA e UE lideram os esforços para tentar convencer o Irã a abandonar seu projeto de enriquecimento de urânio em troca de incentivos.

O regime de Teerã insiste num programa nuclear civil com fins pacíficos, mas tanto Washington como Bruxelas temem que a afirmação seja uma fachada para desenvolver armas atômicas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade