PUBLICIDADE

Oriente Médio

Distúrbios em Jerusalém antes antes do Yom Kippur ferem 26

27 set 2009 - 07h07
(atualizado às 12h08)
Compartilhar

Vinte e seis pessoas ficaram feridas nos confrontos que aconteceram neste domingo na Cidade Antiga de Jerusalém, horas antes do começo do dia mais sagrado do judaísmo, o Yom Kippur, ou Dia do Perdão.

Judeus e muçulmanos brigam no 'Dia do Perdão':

Fontes policiais informaram que nove agentes e 17 manifestantes ficaram feridos nos confrontos que explodiram no começo da manhã no recinto da Esplanada das Mesquitas, conhecido pelos judeus como o Monte do Templo.

Os feridos - a maioria atingidos por pedradas e pelo efeito de gás lacrimogêneo - foram transferidos para centros médicos em Jerusalém, enquanto a cidade antiga era isolada pela polícia.

Segundo a imprensa local, os distúrbios explodiram enquanto "um grupo de turistas judeus" visitava a Esplanada acompanhado por policiais israelenses e foi atacado a pedradas por cerca de 150 muçulmanos que se encontravam junto às mesquitas.

Akram Sabri, ex-mufti de Jerusalém, disse à rádio palestina que os turistas eram, na realidade, dirigentes judeus ultranacionalistas. Cinco manifestantes suspeitos de jogar pedras foram detidos, segundo o porta-voz.

EFE   
Compartilhar
Publicidade