PUBLICIDADE

Oriente Médio

Delegação de oposição síria volta a negociar em Genebra com mesma composição

9 fev 2014 - 16h39
(atualizado às 16h47)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Homem caminha por entre pr&eacute;dios destru&iacute;dos em uma &aacute;rea sisitada de Homs</p>
Homem caminha por entre prédios destruídos em uma área sisitada de Homs
Foto: Thaer Al Khalidiya / Reuters

A delegação da oposição síria que participa de negociações de paz com o governo chegou nesta tarde a Genebra com uma composição semelhante a da primeira rodada, sem ampliar sua representatividade neste processo.

Isto implica que a Coalizão Nacional Síria (CNFROS), a aliança que representa a oposição, não conseguiu unir outros grupos e ampliar seu arco político, questionado pelo representante do regime de Damasco.

As equipes negociadoras do governo e da oposição iniciarão amanhã uma segunda rodada de conversas, com a mediação do diplomata argelino Lakhdar Brahimi, enviado especial da ONU e da Liga Árabe para a Síria.

"A delegação será a mesma da última vez", confirmou uma porta-voz da oposição. As reuniões acontecerão na sede europeia da ONU em Genebra durante uma semana e delas se esperam alguns resultados concretos para manter vivo o processo.

Durante a primeira rodada de negociações, que durou oito dias e terminou dia 31 de janeiro, as tentativas de acordo, sem sucesso, medidas de confiança mútua, como o acesso de ajuda humanitária a Homs e a libertação de presos políticos.

A delegação do regime de Bashar al Assad defende que primeiro deve ser discutido como deter a violência dos grupos terroristas, como são consideradas pelo governo todas as facções rebeldes que pegaram em armas contra o regime.

Já a CNFROS exige entrar imediatamente em conversas para uma transição política que tire Assad do poder.

Fontes da ONU confirmaram à agência Efe que Brahimi se reuniu neste fim de semana com o chefe negociador da oposição, Hadi al Bahra; e com o ministro sírio de Relações Exteriores, Walid Muallem, que dirige a delegação governamental.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade