PUBLICIDADE

Oriente Médio

Conheça os principais pontos do acordo nuclear com o Irã

Acordo histórico foi selado na madrugada deste domingo em Genebra

24 nov 2013 - 10h54
(atualizado às 10h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Estes são os principais pontos do acordo nuclear alcançado neste domingo entre o Irã e as potências do Grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha), segundo a Casa Branca. O acordo alivia algumas das sanções internacionais impostas à República Islâmica do Irã pelo seu enriquecimento de urânio.

Em contrapartida, Teerã deverá reduzir as atividades do seu programa nuclear e permitir uma maior vigilância pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) nos próximos seis meses, a espera de uma "solução global". "Este primeiro passo expira em seis meses, e não representa um ponto final aceitável para os Estados Unidos ou para nossos parceiros do Grupo 5+1", indicou a Casa Branca.

- O Irã concorda em interromper todo o "seu enriquecimento de urânio acima de 5%, e de desmantelar as ligações técnicas necessárias para enriquecer a substância acima de 5%".

- O Irã concorda em neutralizar seu estoque de urânio enriquecido em torno de 20%, diluindo-o.

- O Irã não construirá novas centrífugas para enriquecer urânio, e irá parar o processo de ativação do reator de água pesada de Arak, que inicialmente deveria produzir plutônio.

- O Irã "não irá construir uma instalação capaz de reprocessamento. Sem o reprocessamento, o Irã não poderá separar o plutônio do combustível utilizado".

- O Irã autorizará inspeções diárias por peritos da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e fornecerá informações sobre seu reator de Arak.

- O Grupo 5+1 estabelecerá "uma comissão mista" com a AIEA para monitorar o cumprimento do acordo, incluindo a "possível dimensão militar do programa nuclear do Irã e as atividades iranianas em Parchin", uma de suas bases militares.

- Em troca, o Grupo 5+1 concederá um alívio "limitado e temporário, específico e reversível" das sanções impostas, no valor total de cerca de 7 bilhões de dólares.

- Durante seis meses, as potências mundiais não vão impor novas sanções a Teerã por seu programa nuclear, caso o Irã respeite os compromissos do acordo.

- As grandes potências suspenderão "certas sanções sobre o ouro e metais preciosos, sobre a indústria automotiva iraniana, e as exportações petroquímicas do Irã, o que poderia trazer-lhe uma renda de cerca de 1,5 bilhão de dólares".

- Nos próximos seis meses, US$ 4,2 bilhões em vendas de petróleo iraniano sujeitas às sanções serão desbloqueadas.

- A maioria das sanções comerciais e financeiras impostas pelos Estados Unidos permanecerão em vigor, assim como todas as adotada pelo Conselho de Segurança da ONU.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/especial-ira/" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/especial-ira/">O que esperar de um país frequentemente associado ao extremismo religioso, fechado em torno do manto da Revolução Islâmica e governado por um regime teocrático conhecido por suas práticas que ferem grande parte dos princípios ocidentais de igualdade, liberdade, democracia e direitos humanos? Conheça o outro lado do Irã</a>
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade