PUBLICIDADE

Oriente Médio

Chefe da oposição israelense pede a Abbas que retome diálogo

12 mai 2013 - 12h31
(atualizado às 13h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Shelly Yachimovich, líder do partido trabalhista, acredita que Abbas pode ser 'o último líder palestino com quem seja possível conversar'
Shelly Yachimovich, líder do partido trabalhista, acredita que Abbas pode ser 'o último líder palestino com quem seja possível conversar'
Foto: Divulgação

A chefe da oposição israelense, Shelly Yachimovich, se reuniu neste domingo de forma excepcional com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, na cidade cisjordaniana de Ramala, e pediu o retorno ao diálogo de paz com Israel. O encontro foi o primeiro mantido de forma oficial por Yachimovich com um dirigente palestino desde que se colocou à frente do partido trabalhista, em 2011.

Yachimovich solicitou a Abbas que inicie conversas de paz com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em linha com a intenção dos Estados Unidos. "Agora é o momento de responder aos esforços de mediação dos EUA para retomar as conversas", disse ela a seu interlocutor, destacando a importância que qualquer possível acordo de paz com os palestinos garanta a segurança da população de Israel.

"O Partido Trabalhista está firmemente comprometido com o processo de paz e a solução de dois Estados e fornecerá a Netanyahu de uma rede de segurança se houve passos significativos em direção a uma solução política com os palestinos", acrescentou. 

Yachimovich, que durante a campanha eleitoral praticamente ignorou a questão palestina para se concentrar em temas socioeconômicos, escreveu em sua página no Facebook sobre o encontro. Na publicação, ela considerou que chegou o momento que israelenses e palestinos retornem à mesa de negociações, após quase três anos de paralisação, porque Abbas "poderia ser o último líder palestino com o qual se pode conversar".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade